Para existir no mundo dos negócios é fundamental estar na Internet. Segundo a Abcomm, as vendas pela Internet no Brasil deveriam crescer 16% até 2021.O que os brasileiros não esperavam era que o país fosse atingido pela pandemia do novo coronavírus e que isso mudaria completamente esse cenário.
Segundo a 42ª edição do Webshoppers, pesquisa da Ebit|Nielsen, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 47% no primeiro semestre deste ano, sem dúvidas a maior alta em 20 anos. Com o fechamento das lojas físicas durante o “lockdown” de 2020, a solução foi recorrer ao comércio eletrônico; empresários migraram para o meio digital e o consumidor se adaptou à situação e mesmo depois, o hábito permaneceu.
O crescimento do faturamento do setor foi impulsionado pela alta de 39% no número de pedidos, em relação ao primeiro semestre de 2019. Além do número de pedidos e vendas, o valor do ticket médio nas compras online dos brasileiros também cresceu (6%), passando de R$ 404, no primeiro semestre de 2019, para R$ 427 no mesmo período em 2020.
O fortalecimento do e-commerce veio para ficar. A tendência, que já se confirma, é as empresas manterem canais de vendas online mesmo com a reabertura das lojas físicas. Até em situações em que a compra não é fechada pela web, a Internet tem papel importante na decisão do cliente. Para o consumidor confiar no seu negócio, é preciso ter um site seguro, com conteúdo relevante e uma boa plataforma de vendas. O produto ou serviço deve estar disponível em diversos canais, de diferentes formas, para aproximar o futuro comprador, seja por redes sociais (funcionando como vitrines e canais de marketing), blogs, lojas virtuais ou físicas.
O melhor caminho para empresários é apostar no marketing focado em relacionamento e conteúdo para construir uma relação com o lead (potencial cliente). Trabalhar com integração das redes sociais e um website profissional é o rumo mais viável para quem empreende.
Quais os principais motivos para ter um site?
Ainda não está convencido? Pensando nisso, listamos os 5 principais motivos para você deixar as dúvidas para trás e criar um site para a sua empresa. Confira!
1. Construir credibilidade
O site também é uma maneira de construir credibilidade para a sua marca. O usuário passa a entender quem são as pessoas por trás daquele negócio, a forma como as operações são feitas, enfim, é uma forma de apresentar a sua empresa. Um site bem feito passa a mensagem de seriedade e de preocupação com as mínimas experiências que o usuário pode ter com seu atendimento.
Além disso, o consumidor pode se sentir muito mais seguro ao perceber que se trata de uma página bem cuidada. Especialmente para alguém que ainda não conhecia a sua empresa, é uma forma de se fazer presente. Uma simples busca no Google e o seu site é o primeiro a aparecer? Isso significa se tornar uma autoridade e referência na sua área, passando mais credibilidade.
2. Ter facilidade para ser encontrado
Uma empresa também deve fazer questão de aparecer para o mercado. Não há mais espaço para se esconder em um cenário de tanta competição pela atenção e os recursos dos usuários. Ao criar um site, você facilita que um consumidor em potencial encontre os canais para contato e possa prosseguir em sua jornada de compra, por exemplo.
Já pensou perder uma venda porque o cliente não encontrou um canal de contato para tirar uma dúvida sobre um produto do seu catálogo? Isso pode acontecer ao não centralizar todas as informações em um único endereço. Em tempos de concorrência elevada, é importante não dar a deixa para que o cliente procure outras opções.
3. Marcar presença online 24 horas
Quando a sua marca tem um site, isso significa que ela está presente para o seu público 24 horas por dia durante os sete dias da semana. Ao adicionar um chatbot, por exemplo, o usuário pode ter contato mesmo em horários fora do expediente da sua equipe. Essa é uma maneira de oferecer mais comodidade e melhorar a experiência de cada visitante.
4. Fortalecer a marca
Um site bem produzido também se torna uma forma de fortalecer a sua marca. O termo conhecido como brand awareness é potencializado ao proporcionar aos visitantes uma experiência positiva em suas páginas. Como falamos, a credibilidade acaba se reforçando com uma página de qualidade e isso se reflete na força que a sua marca tem no mercado.
5. Proporcionar ótimo custo-benefício
Além disso, o custo-benefício é mais um atrativo para o seu negócio criar um site. Afinal, não é preciso realizar muitos investimentos financeiros para ter uma página de qualidade. Dessa forma, mesmo sem prejudicar o seu orçamento, você pode oferecer uma experiência satisfatória aos usuários e, ao mesmo tempo, aproveitar todos os benefícios listados acima.
Com o surgimento de várias opções gratuitas ou muito baratas para criar um site, muitos clientes tem perguntado:
Porquê investir em um site pago se tenho opções gratuitas no mercado?
Vamos direto ao argumento principal. Quando você constrói uma página em uma rede social, um perfil no Instagram, no Twitter, Facebook ou até mesmo tem um endereço em plataformas gratuitas sem domínio registrado; você está construindo seu castelo no terreno dos outros. Concorda? E na vida real, tangível, ninguém faz isso se quer ter algo sólido e duradouro.
Ninguém quer correr o risco, de uma hora para outra, a plataforma ou site sair do ar e levar consigo todo o seu conteúdo ou parte dele, como comumente acontece. Muito menos ter que seguir as regras deste ou daquele serviço “gratuito”.
Cabe aqui reforçar a ideia de que “se você não está no Google você não existe”. Exageros à parte, essa afirmação faz todo sentido – se você estiver apenas em redes sociais, seu conteúdo não vai estar visível nos mecanismos de busca.