Mesmo com os decretos proibindo ou restringindo as festas de rua, muita gente aproveitou o carnaval para viajar: seja para cidades como Recife, Rio de Janeiro e Salvador, ou para destinos mais tranquilos, em busca de descanso e lazer. Se você não viajou ou já voltou de viagem de olho no próximo feriadão para embarcar para um novo destino, a palavra-chave para fazer tudo dar certo é sempre PLANEJAMENTO e isso também vale para seu negócio, assim nas suas pausas vai sobrar mais tempo para você e menos tempo para o celular (a não ser que seja para tirar fotos).
O começo para qualquer planejamento é estabelecer o objetivo, quais caminhos devem ser seguidos para ter êxito e os recursos necessários para que isso aconteça.
Sempre comunique e deixe claro o seu objetivo para todos no negócio. Faça análises recorrentes internas e externas do negócio. Pense nos canais para aquisição do seus clientes.
Você deve envolver o setor de marketing com o de vendas (comercial) do seu negócio com processo definidos seguindo a cultura da empresa com dados para nortear cada passo a ser dado para alcançar o objetivo compartilhado de seu planejamento.
Você vai colher um crescimento previsível certo seguindo os princípios de qualquer planejamento e seus objetivos serão consequência de um trabalho detalhado executado com base nos dados reais que você deve gerar no seu negócio.
Conte com um site eficiente, moderno, atualizado de forma frequente com conteúdos e detalhes da execução dos seus produtos/serviços. Comunique de forma direta, tendo consciência de quem, quando, onde e como você vai fazer isso, tenha controle na ponta da caneta ou num CRM para ter os dados necessários para seu planejamento.
Um site profissional que esteja integrado às mídias e canais de vendas da sua empresa vai facilitar para você ter a maioria dos dados num só lugar para produzir mais conteúdos para promoção do seu negócio, elaboração do planejamento e relacionamento da sua empresa.
Esteja sempre por dentro das mudanças, comunique com todos os setores da sua empresa e tenha os objetivos claros dentro da sua empresa.
A equipe de Marketing, por exemplo, atua focando nos objetivos que fundamentam a criação dos conteúdos para os Leads.
Quanto mais harmônicas as áreas de comunicação, marketing e vendas estiverem, melhor será o resultado do planejamento.
Quando falamos em negócios e, principalmente, em vendas, é de conhecimento geral que é necessário escolher um nicho e segmentar para vender para seu público-alvo, e não para todo mundo.
O Marketing precisa fazer parte do processo como um todo ou então os resultados serão poucos e nada objetivos.
Pedro Alberto – Gestor de novos negócios, Salid Brasil
OKR – Objetivos e Resultados chaves
OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gestão muito utilizada por empresas no Vale do Silício. Se você define apenas um objetivo numérico, e não define como irá persegui-lo, por exemplo, torna-se difícil para todo o time fazer essa conexão – entre o resultado macro e o que é necessário fazer dentro de sua área para que a empresa como um todo atinja essa meta.
Experimente fazer um brainstorming com a sua equipe sobre valores pessoais e profissionais. Se você não possui uma cultura sólida para fazer com que a estratégia de crescimento aconteça, bem… é isso, não há jeito de chegar lá!
Princípios, propósitos, ações conjuntas e que levam a resultados maiores motivam as pessoas, então, não se esqueça destas palavras e das ferramentas:
Conheça os números que precisa alcançar: se quero chegar a 10 vendas por mês, quantas propostas preciso fazer?
Para chegar nessa quantidade de propostas, quantos diagnósticos preciso realizar?
Para chegar ao número de diagnósticos, quantas conexões são necessárias?
E, assim, você consegue entender o seu funil inteiro e medir onde precisa melhorar.
Só estamos produzindo quando estamos executando. O “fazer” é o que irá gerar valor para sua empresa, sobre isso não há dúvidas. Contudo, parar e saber para onde ir é essencial. Quanto mais você segue sem saber seu destino, mais longe você fica dele.
Defina onde você quer chegar – e crie um significado para isso.
Ou seja: planejamento sim, com propósito também!
Comemore se tudo der certo ou, se não der tão certo assim, separe um tempo para poupar suas energias e, então, recomeçar e/ou consertar o que for preciso.
O que não pode faltar no Planejamento de Marketing?
Agora é hora de saber o que precisa constar em um planejamento anual de Marketing. Faça um diagnóstico do Marketing Digital da sua empresa Converse com um de nossos especialistas gratuitamente e descubra como melhorar seus resultados
Falamos mais especificamente sobre o que precisa constar em um planejamento anual de Vendas, certo? E a área de Marketing, claro, não poderia passar batida!
Existem diversas soluções para facilitar cada passo citado aqui, conte com nossa equipe para uma consultoria completa e constante dentro da sua empresa, com todos os detalhes do retorno do seu investimento a cada 30 dias.
Entre em contato por um de nossos canais de atendimento para solicitar um orçamento que esteja adequado para atender as necessidades e ao momento atual do seu negócio, aumente o lucro da sua empresa.