Apesar do grande potencial do marketing digital, pequenos e médios empresários ainda alimentam alguns tabus sobre o assunto. A verdade é que muitos desses conceitos não passam de equívocos sustentados por quem ainda tem crenças limitantes sobre o poder do marketing na internet.
Então, aquilo que muitos encaram como lei absoluta é o que pode estar decretando o travamento ou fracasso da organização. Para que você não caia nessas mesmas armadilhas, separamos 5 dos principais tabus de marketing digital para pequenas empresas. Confira e tire suas próprias conclusões!
1. Investir em marketing digital é caro
Essa é uma das frases mais ditas por quem desacredita no marketing online! Chega a impressionar o número de pequenas e médias empresas que investem rios de dinheiro em TV, rádio, outdoor, o que também é necessário. O problema é que elas só ficam nisso. Se conhecessem o potencial do marketing digital, e o que ele pode fazer pela empresa, mesmo com pouco investimento, veriam que podem economizar muito e ainda ganhar mais dinheiro.
2. Não consigo concorrer com grandes empresas
É outro grande equívoco. O mercado na internet é muito vasto e permite a conquista de pequenos nichos. Sim, porque diferente do meio tradicional, é possível segmentar e vender para grupos de potenciais clientes que as grandes empresas não dão atenção. Acredite, se você tem um bom produto e um tanto de perseverança, o marketing digital lhe ajudará a alcançar metas excelentes, independente se os concorrentes grandes investem mais que você.
3. Mídia tradicional traz mais retorno
Esse tabu converge com o tópico número um. De fato, as mídias tradicionais ainda são muito eficientes e poderosas, principalmente para o alcance em massa. No entanto, uma das desvantagens é a imprecisão quanto à mensuração de resultados. Já com o marketing digital você consegue ter o controle de todas as métricas necessárias para melhoria da empresa. Sem contar que as mídias tradicionais são muito mais caras.
4. Ter um site dá muito trabalho
De fato tudo na vida de uma empresa exige algum tipo de esforço. Isso porque, sem trabalho, não se alcança o êxito. Nesse contexto, criar e manter um site exige de seus organizadores um pouco de atenção e disciplina, mas em vista do tanto que outras mídias exigem, o trabalho de um site é mínimo. Principalmente diante do retorno que ele traz para organização. Manter uma plataforma bem otimizada é criar uma extensão de sua empresa na internet, na qual é possível vender 24 horas por dia, 7 dias na semana e 365 dias no mês.
5. Meus concorrentes não estão na internet
Muita gente deduz de forma errada que seus concorrentes diretos não estão na web.
Eles não percebem que em muitos casos, a concorrência já está saindo na frente e conquistando mais clientes. É fato que hoje em dia, grande parte dos compradores decide suas compras a partir de informações coletadas na rede. E quando um concorrente não está mesmo na internet, aí mesmo que a empresa deve investir para sair na frente.
Estes tabus formam um conjunto de desculpas que os empresários de pequenas empresas costumam dar diante das agências e profissionais de marketing. Isso precisa ser superado, pois estamos em plena era digital, e atuar na web não é mais uma opção, mas um dever para quem deseja ter destaque.
O que você pensa desses tabus? Tem alguma consideração a fazer? Se sim, interaja com um comentário!